sábado, 31 de julho de 2010

Radioamadorismo



O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. Algumas dessas modalidades utilizam-se do Código Fonético Internacional e do Código Q em sua comunicação que é muito utilizada por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens, tanto em curtas quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, estes códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, e também por profissionais e empresas que utilizam a radiocomunicação como fator de contato entre seus integrantes.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

ScriptBrasil

Encontrados 123 scripts na seção Dhtml Acompanhe as novidades desta seção via RSS RSS ... 


TUTORIAIS DE DHTML

O que é o DHTML?

Queres saber mais sobre o DHTML? Então, estás na página certa. compilou-se uma lista de FAQs relativo
ao DHTML que responderá a todas as tuas dúvidas desta linguagem!
1) O que é o DHTML?
2) O que é um Script de DHTML?
3) Qual é a diferença entre o script de DHTML e o de JavaScript?
4) Qual o browser que suporta melhor o DHTML, e porquê?
1) O que é o DHTML?
DHTML, ou Dinâmico HTML, é uma nova tecnologia da Web que torna os elementos da uma página muito mais dinâmicos. Com o HTML (simples), tudo é estático, mas com o DHTML já não é assim, pode dinamizar-se tudo o que se encontra na página como textos, imagens, estilos de página (cor das letras, tamanho etc.), posição de elemento, etc.. Tudo pode ser mudado dinamicamente, graças ao DHTML. O DHTML faz da tua página uma aproximação com o aspecto visual da televisão, onde as imagens aparecem e desaparecem, textos que voam fora e dentro de uma janela...
2) O que é um Script de DHTML? 
Scripts de DHTML são scripts que tiram proveito da tecnologia de DHTML para tornar os sites interactivos. Estes podem ser escritos em várias linguagens, embora os mais populares são JavaScript e VBscript.
3) Qual a diferença entre o script de DHTML e o de JavaScript?
Pensa no script de DHTML como uma forma avançada de JavaScript, ambos são escritos usando a linguagem JavaScript. Os scripts de DHTML utilizam e tem acesso as características de DHTML dos browsers de versão 4 e superior, enquanto os de JavaScript não.
4) Qual o browser que suporta melhor o DHTML, e porquê? 
O Netscape 4+ e o Internet Explorer 4+ suportam o DHTML, embora com algumas diferenças. O Internet Explorer 4 é mais compatível do que o Netscape, visto que é mais completo em DHTML, contem mais filtros e tags.Por este motivo utiliza-se nos tutoriais os símbolos do Netscape e do IExplorer () para saberes se funciona ou não. Sempre que crias um script deves testa-lo nos browsers para assegurar o seu bom funcionamento.

TECNOBLOG

http://tecnoblog.net/

11 DICAS PARA WEBSITES

O texto abaixo é um checklist rápido de tudo que o cliente deve ter em mente antes de contratar um desenvolvedor para seu site. Ele ajuda a explicar os 11 comportamentos errados mais comuns no desenvolvimento de websites.

http://www.logicadigital.com.br/11dicas.asp

Codigo Fonte

http://www.codigofonte.net/

Por que CSS ?

Por que CSS ?

A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Em outras palavras, vale dizer que o HTML destina-se unicamente a estruturar e marcar o conteúdo, ficando por conta dasCSS toda a responsabilidade pelo visual do documento.
HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e tudo o mais relacionado à apresentação.
A adoção desta técnica resulta em múltiplas vantagens e benefícios que não são conseguidos quando se utiliza o conceito largamente empregado para construção deweb sites, baseado no uso de tabelas e de atributos de estilização dentro das tags HTML.
Projetar um site navegável tanto em monitor de 1280x1024 quanto em uma telinha de 320x240 de umPDA, com utilização da mesma marcação é fantástico e possível. Basta projetar de acordo com as Web Standards entregando às CSS a missão de acomodar o conteúdo na tela!
Algumas restrições (à época deste escrito - 2003) ainda freiam o uso pleno geral e irrestrito de CSS na Web. As restrições são por conta da incapacidade de alguns browsers em dar suporte total às CSS. Com o passar do tempo a tendência é a de cair em desuso total os browsers antigos que não suportam ou mesmo suportam parcialmente CSS. Soma-se a favor das CSS a normatização que o W3C vem implementando sobre o assunto e o desejo dos fabricantes de se adequar àquelas normas. É uma questão de tempo!
http://maujor.com/

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conhecendo o ActionScript 3


A cada nova versão, o Flash vem aperfeiçoando sua linguagem de programação, o ActionScript, que só começou a causar um grande impacto a partir do Flash 5 com um considerável melhoramento na linguagem e deixando de ser visto apenas como uma ferramenta com recursos para design. Com o ActionScript 2, houve um melhor desempenho no uso dessa linguagem, mas com alguns problemas na criação de classes. Por exemplo, o funcionamento entre o que é público e privado na utilização das classes. Mas isso não comprometia o funcionamento da aplicação, pois não faz diferença se usarmos uma ou outra. Isso foi totalmente corrigido com o ActionScript 3, que, entre outros avanços, traz uma forma nova de desenvolver com linguagem. Isto posto, vamos direto ao assunto: o que há de novo no ActionScript 3?
Antes de começar, é preciso que tenhamos o ActionScript 3 em nossa máquina, então podemos baixar a versão Flash 9 Public Alpha no site http://labs.adobe.com. Feita a instalação, estamos prontos para continuar.
Primeiramente, há um site muito interessante para podermos conhecer essas diferenças e o que há de novo (ActionScript 3.0 Language Reference da Adobe). Nos permitirá, com certa facilidade, saber o que aconteceu com alguns comandos do ActionScript 2. Ao entrarmos neste site, veremos uma tela com três partes, e entre elas há uma lista de Packages. Ou seja, pacotes que correspondem a grupos de classes disponíveis para uso.
Também temos os Language Elements que formam uma lista de recursos, com a diferença de que esses não pertencem a nenhum pacote de classes. Por fim, chegamos à parte que interessa no momento, o Appendixes, onde podemos acessar o ActionScript 2.0 Migration para ver o que aconteceu com conhecidos recursos do ActionScript 2 na migração para o ActionScript 3 e não nos sentirmos tão perdidos.
Alguns recursos foram removidos, como o “#endinitclip”, “newline”, “targetPath()”, entre outros, mas não podemos esquecer que muitos deles já estavam na lista de deprecated do Flash. Em outras palavras, sabíamos que esses recursos seriam descartados futuramente. Muitos se mantiveram inalterados, ao menos na forma como acessá-los, outros mudaram seus nomes como o “instanceof” que mudou para “is” e, por fim, a grande maioria foi colocada em seus pacotes de classes correspondentes às suas funcionalidades, o que deixou tudo muito mais organizado.
Vamos criar o nosso primeiro aplicativo com ActionScript 3, colocando o script a seguir no primeiro frame do nosso arquivo.
http://imasters.uol.com.br/artigo/5203/actionscript/conhecendo_o_actionscript_3/

NEW TUTORIALS AND EFFECTS

http://www.flashandmath.com/

ActionScript 3.0

Uma das principais diferenças entre o Actionscript 3.0 e as versões anteriores, é que antes existiam diversas opções de onde colocar os códigos - por exemplo: timelines, movieclips, botões, arquivos de Actionscript externo e classes. Enquanto que o Actionscript 3.0 é totalmente baseado em classes, onde os códigos são colocados em métodos (funções) da classe.


http://blog.ericksouza.com/86/

SÓ TEMPLATES

http://www.sotemplates.com/

Tutoriais Clube

http://www.tutoriaisclube.com/abrir.php?tutorial=2392

Cursos, apostilas e livros de CSS

http://www.htmlstaff.org/cursos_e_apostilas/css.php

Codando Programação, o universo e tudo o mais

http://codando.wordpress.com/2008/03/03/tutorial-iniciante-de-css/

CSS para iniciantes – Delimitando pontos flutuantes indesejados

Bom, isso não é exatamente um artigo e sim uma dica para você que esta iniciando agora no CSS, e aprendeu a usar pontos flutuantes mais ele ficam saindo da caixa principal, basta dar uma lida no texto da dica.


http://www.thiagofigueiredo.com/artigos/css-para-iniciantes-2013-delimitando-pontos-flutuantes-indesejados

tutorial CSS Primeiros passos com HTML + CSS

Este breve tutorial destina-se àqueles que ainda não escreveram sua primeira folha de estilos e desejam começar a projetar com CSS.
Aqui você não encontrará explicações avançadas sobre CSS. Este tutoriaI explica como criar um arquivo HTML, um arquivo CSS e como integrá-los de maneira a que funcionem juntos. Após estas noções básicas você poderá ler outros tutoriais e então incrementar os arquivos HTML e CSS aqui criados. Ou ainda, poderá passar a usar um editor adequado para HTML ou CSS, que vai auxiliá-lo a construir sites mais complexos.

http://maujor.com/w3ctuto/firstcss.html

Não Pode faltar nas ferramentas de um programador



Não Pode faltar nas ferramentas de um programador


Notepad++ download. Editor de texto versátil e repleto de recursos úteis, com suporte a várias linguagens de programação..


http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm


 Editor de HTML onde se programa diretamente com código.


http://ultradownloads.uol.com.br/download/HTML-Kit/

Recomendação de livros




Construindo Sites com CSS e (X)HTML


Tenho e recomendo. http://www.livrocss.com.br/

Criando sites com HTML

http://www.livrohtml.com.br/

O MELHOR SITE DE CSS DO MUNDO

http://maujor.com/tutorial/cssmenu.php

http://www.maujor.com/blog/2006/08/28/dia-do-blog/


TUTORIAIS DE PHP

http://www.truquesedicas.com/tutoriais/php/index.htm

http://www.clubepc.org/tutorial-basico-phpaprenda-php-14-12-2007

http://www.phpdemos.com.br/

http://forum.wmonline.com.br/topic/104421-tutorial-php-iniciante/

http://php.net/manual/pt_BR/tutorial.php

http://www.phplaranja.com/

Tutoriais flash

http://www.webtutoriais.com/categorias.php?categoria=flash

http://truquesedicas.com/tutoriais/index.php

http://www.tutoriaisflash.net/

http://www.flashmasters.com.br/forum/

http://neosite.ilogic.com.br/dicas/2008/05/site-de-tutoriais-flash.html

http://www.tutorzone.com.br/index.php?ind=reviews&op=section_view&idev=59

http://www.youtube.com/watch?v=Omk0SwNCAFw

INTRODUÇÃO AO HTML 5


Desde 1999, o desenvolvimento da linguagem HTML (HyperText Markup Language) ficou estacionado na versão 4. De lá pra cá, a W3C esteve focada em linguagens como XML (Extensible Markup Language) e SVG (Scalable Vector Graphics - o uso de gráficos vetoriais em navegadores). Enquanto isso, os navegadores estiveram preocupados em desenvolver suas funcionalidades, como exibir páginas em abas e oferecer a integração com leitores de RSS. Porém, recentemente organizações como Mozilla Foundation, Opera e Apple se uniram para atualizar o HTML e implementar nele novas funcionalidades.
Neste artigo veremos as novidades que o HTML 5 traz. Para quem está se familiarizando agora com o HTML, sem preocupações: os elementos tradicionais continuam os mesmos, já que o HTML 5 foi desenvolvido pensando também em todos os usuários que não utilizam os navegadores mais recentes do mercado.

http://www.infowester.com/introhtml5.php

HTML 5 Demos and Examples


HTML 5 experimentation and demos I've hacked together. Click on the browser support icon or the technology tag to filter the demos (the filter is an OR filter).

http://html5demos.com/

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sites uteis

Sites para aprendizado
http://www.criarweb.com/linguagens_web/
http://www.criarsites.com/templates-gratis/
http://www.abpsoft.com/criacaoweb/xmlbasico.html
http://www.maujor.com/ -> Especifico em CSS
http://www.pt-br.html.net/ -> Mini curso de HTML e CSS
http://www.geocities.com/tutorial_html_br/ -> HTML Básico
http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=5 -> Apostilas para download de HTML
http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=3 -> Apostilas para download de CSS
http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=3138 -> Série de tutoriais de HTML para quem está começando
http://www.criarweb.com -> Cursos de HTML, CSS, JavaScript, ASP e PHP (além de alguns tutoriais básicos para outras linguagens)
http://www.dynamicdrive.com/style/layouts/category/C13/ -> Layout Fluido
http://www.smashingmagazine.com/category/tutorials/ (Inglês) - Blog imenso, com tutoriais, dicas e truques para desenvolvimento web geral. Conteudo: HTML, CSS, Jquery, Design, Photoshop, Ilustrator.
http://www.extremaonline.com/html.html -> Básico de HTML
http://www.w3b.com.br/
http://www.w3schools.com/ (Inglês)
Tableless
http://www.web-source.net/216_color_chart.htm

Video aulas
http://www.megaaula.com.br/