segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conhecendo o ActionScript 3


A cada nova versão, o Flash vem aperfeiçoando sua linguagem de programação, o ActionScript, que só começou a causar um grande impacto a partir do Flash 5 com um considerável melhoramento na linguagem e deixando de ser visto apenas como uma ferramenta com recursos para design. Com o ActionScript 2, houve um melhor desempenho no uso dessa linguagem, mas com alguns problemas na criação de classes. Por exemplo, o funcionamento entre o que é público e privado na utilização das classes. Mas isso não comprometia o funcionamento da aplicação, pois não faz diferença se usarmos uma ou outra. Isso foi totalmente corrigido com o ActionScript 3, que, entre outros avanços, traz uma forma nova de desenvolver com linguagem. Isto posto, vamos direto ao assunto: o que há de novo no ActionScript 3?
Antes de começar, é preciso que tenhamos o ActionScript 3 em nossa máquina, então podemos baixar a versão Flash 9 Public Alpha no site http://labs.adobe.com. Feita a instalação, estamos prontos para continuar.
Primeiramente, há um site muito interessante para podermos conhecer essas diferenças e o que há de novo (ActionScript 3.0 Language Reference da Adobe). Nos permitirá, com certa facilidade, saber o que aconteceu com alguns comandos do ActionScript 2. Ao entrarmos neste site, veremos uma tela com três partes, e entre elas há uma lista de Packages. Ou seja, pacotes que correspondem a grupos de classes disponíveis para uso.
Também temos os Language Elements que formam uma lista de recursos, com a diferença de que esses não pertencem a nenhum pacote de classes. Por fim, chegamos à parte que interessa no momento, o Appendixes, onde podemos acessar o ActionScript 2.0 Migration para ver o que aconteceu com conhecidos recursos do ActionScript 2 na migração para o ActionScript 3 e não nos sentirmos tão perdidos.
Alguns recursos foram removidos, como o “#endinitclip”, “newline”, “targetPath()”, entre outros, mas não podemos esquecer que muitos deles já estavam na lista de deprecated do Flash. Em outras palavras, sabíamos que esses recursos seriam descartados futuramente. Muitos se mantiveram inalterados, ao menos na forma como acessá-los, outros mudaram seus nomes como o “instanceof” que mudou para “is” e, por fim, a grande maioria foi colocada em seus pacotes de classes correspondentes às suas funcionalidades, o que deixou tudo muito mais organizado.
Vamos criar o nosso primeiro aplicativo com ActionScript 3, colocando o script a seguir no primeiro frame do nosso arquivo.
http://imasters.uol.com.br/artigo/5203/actionscript/conhecendo_o_actionscript_3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário