terça-feira, 3 de maio de 2011

Faixa Do Cidadão -PX ( Veja arquivos de esquemas de antenas , rádios e outros no final dessa página ) .


O Serviço Rádio do Cidadão (SRC), também conhecido pelo nome de Faixa do Cidadão (FC), ou simplesmente por seu prefixo "PX", foi regulamentado por portaria do Ministério das Comunicações – Mini Com, hoje ANATEL visando um melhor ordenamento desse tipo de radio comunicação que é praticado na faixa de freqüência de 26.950 Hz a 27.610 Hz, conhecida por faixa dos 11 metros devido ao seu comprimento de onda.

A Faixa do Cidadão é uma banda de ondas de rádio, situada na zona mais elevada das freqüências altas (HF), nas denominadas Ondas Curtas.

Ao que se sabe, a FC teve seu primeiro uso em 1947, nos Estados Unidos, e era inicialmente operada em freqüências muito altas, o que limitava em muito a sua utilização por causa de propagação, já que seu alcance era pequeno.

A idéia de sua criação originou-se em reuniões internacionais, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os países desejavam dar aos seus cidadãos um meio de comunicação mais livre, que não tivesse a necessidade de cabos ou fios e ao mesmo tempo sem muita burocracia para sua execução.

Dessa idéia inicial até a plena execução da FC ainda se passaram muitos anos.

Aqui no Brasil existiam muitos obstáculos burocráticos que faziam com que a FC ficasse distante da maioria dos brasileiros, e só com a promulgação do Código Nacional de Telecomunicações, em 1962, foi possível eliminar esses obstáculos.

Hoje a FC está inteiramente ao alcance de todos os brasileiros, desde que se enquadrem em suas normas e suas características sociais de operação.

A Faixa do Cidadão não foi criada para substituir o telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Ela nasceu para permitir um maior campo de experiências aos estudiosos, como melhoria de circuitos, tipos de antenas e equipamentos, além de uma maior aproximação com as demais modalidades de comunicação à distância. Quanto àqueles que não cultivam esse tipo de modalidade de interesse, a Faixa do Cidadão propicia um " hobbie " dos mais salutares, interligando comunidades, prestando ajuda imediata nas mais diversas situações de perigo ou calamidade. Por esse motivo os principais órgãos de proteção, como bombeiros, polícia, defesa civil, etc., utilizam-se desse serviço, 24 horas por dia.

Por tudo isto, você pode ter a certeza de que, a qualquer hora que venha a ligar seu rádio, encontrará sempre um colega atento ao seu chamado, e disposto a lhe ajudar.

Um outro motivo que nos levou a editar esta apostila foi o de alertar quanto a utilização da Faixa do Cidadão. Sabemos que o radio cidadão não vem de Marte, Júpiter ou Netuno. Ele é originário do seio das nossas comunidades, sujeito portanto aos mesmos erros e acertos que qualquer outro ser humano.
O que objetivamos é fazer com que, ao menos na FC, esses erros sejam menores. E isso só será possível a partir de um pleno conhecimento desse serviço. Lembre-se de que a qualquer momento o Ministério das Comunicações, dentro dos poderes assegurados pelo Código Nacional de Telecomunicações, onde colocar a FC em "QRT", ou seja, não permitir sua franca operação. Desta forma, fazemos aqui um apelo dirigido a você, radio cidadão, para que, ao utilizar seu equipamento, o faça de forma consciente, com uma maneira educada, serena e cívica. Agindo assim, teremos uma faixa organizada e digna do seu nome .

A FAIXA DO CIDADÃO.

Não existe como parar o som.

Voando a uma velocidade aproximada de 300.000 quilômetros por segundo, ele atravessa os oceanos, os continentes e perfura o próprio espaço sideral. E é nesse fogoso corcel que cavalgam as ondas pelo Rádio Cidadão.

É claro que, para poder alcançar um bom rendimento na propagação do seu som, o radio operador deve conhecer algumas pequenas regras básicas, porém para quem quiser fazer uma boa radio operação.

Rádio Escuta.


Sabemos que é muito difícil termos às mãos um belo equipamento e contermos o ímpeto de apertar o botão do microfone (PTT) e por a nossa voz no ar. Porém, recomendamos a você que está iniciando-se na FC, que se contenha um pouco e faça alguns dias de rádio escuta. Escute os que chamam...como chamam. Os que atendem...como respondem. Se você radio escutar vários canais, poderá por exemplo conhecer quais os de maior tráfego de operação, etc.
Cada hora que você dedicar a radio escuta, valerá por meses que fosse passar em uma escola de rádio operação.

.Falando ao microfone.

Pode parecer bobagem, mas algumas coisas que se apresentam como fáceis podem terminar virando algo muito difícil quando temos que realiza-las uma dessas coisa e falar ao microfone. Por não terem nenhum tipo de prática, algumas pessoas tendem a gritar, enquanto outras engolem as últimas silabas.

Alguns rádio operadores geram um enorme tumulto durante seu cambio, por atropelarem as palavras. Esse fato deve-se a não respirarem normalmente.

Para que você um "modular" correto, observe sua maneira de falar.

Se sua boca estiver muito perto do microfone, isso fará com que as palavras saiam entrecortadas; Se muito longe, ficará difícil de você ser escutado em certos fonemas. Uma distancia ideal de cerca de 20 centímetros entre a boca e o microfone. Não fale muito depressa, nem muito devagar, respirando adequadamente para que não fique sem fôlego, diminuindo desta forma sua potência acústica.

Uma boa dica é de você falar ao microfone de um gravador e depois, ouvindo a fita, consertar seus erros.

TRANSMITINDO AS PRIMEIRAS VEZES.

Seja tranqüilo. Enuncie seu prefixo de modo correto e completo, como determina a lei.

Não tente se passar por alguém que conhece tudo sobre a faixa do cidadão; lembre-se que todos estão sabendo que você está começando.

Procure manter junto a você um caderno para anotações, onde registrará os indicativos das estações, nomes, endereços dos operadores com os quais você estiver falando.

Clubes grupos e associações.

Nos vemos como uma boa recomendação, que o rádio cidadão, seja ele iniciante ou veterano, freqüente os clubes grupos ou associações existentes na sua cidade. Deste modo poderá ouvir opiniões, ser orientado, combater os problemas da faixa e participar, é claro, das atividades sociais que são promovidas por essas entidades.

Além disto, nos clubes, grupos e associações é possível ao iniciante encontrar indicações sobre equipamentos e seus custos, bem como onde comprá-los.

As entidades de usuários da faixa do cidadão são hoje, no Brasil, em número muito elevado. Portanto, para obter os endereços destas agremiações, uma das melhores maneiras é consultar as delegacias dos ministério das comunicações Anatel; Elas estão instaladas em todos os estados brasileiros e tem interesse em divulgar e ajudar estas entidades.

EQUIPAMENTOS.

Os equipamentos utilizados na faixa do cidadão são fabricados em várias dimensões e características.

Existem os portáteis, que se assemelham a pequenos receptores de rádio difusão AM ou FM, mais que na verdade são transceptores. Os móveis, que são destinados a operações em automóveis, embarcações e até mesmo em pequenas aeronaves, e os fixos, que são equipamentos maiores, mais bem elaborados, destinados a instalações residenciais.

Potência.

A lei permite a potência máxima de 7 watts para emissões em amplitudes modulada [AM], e de 21 watts para as emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida [single side band]. Porem isso não significa que o transmissor possa Ter sua potência nominal de 21 watts. A potência máxima é de 7 watts que, quando em ssb, equivale a 21 watts de um transmissor comum.

HOMOLOGAÇÃO.

Por tratar-se de norma obrigatória que equipamentos radio transmissores sejam homologados pelo Mini Com, o usuário não terá problemas quanto aos aspectos técnicos que dizem respeito à estabilidade, potência, modulação, numero de canais, largura da faixa etc. Basta se dirigir a uma das Delegacias do Mini Com e procurar saber se o equipamento desejado pode ser comprado.

CANAIS DE OPERAÇÕES.

A faixa do cidadão esta subdividida em 60 canais. Esses canais, que são, no rádio, selecionados por chave próprias, vão desde a freqüência de 26,965 Hz– canal 1 ate 27,605 Hz. canal 60 com espaço de 10 Hz de separação.

COMPOSICÃO DE EQUIPAMENTO.

Os equipamentos para Faixa do Cidadão são formados de:

MICROFONE

TRANSMISSOR

RECEPTOR

ALTO-FALANTE

ANTENA

1. MICROFONE.


São os componentes que executam a transformação da voz em corrente elétrica que, por sua vez, são levadas ao transmissor.

2. TRANSMISSOR.

É o equipamento que recebe a corrente elétrica vinda do microfone e irradia a energia, sob a forma de onda de rádio, levando-a à antena, e desta para o espaço.

Na faixa do cidadão esse equipamento irradiará o máximo de 7 watts. Existem, porém, pessoas que se julgam acima da lei de todos, e utilizam-se de um recurso ilegal e criminoso, colocando entre o transmissor e a antena um aparelho denominado de amplificador linear, que multiplica em vários watts a potência legal, causando todo tipo de transtorno e interferência.

Se você conhece alguém que opera nessas condições, comunique o fato ao seu clube, grupo ou associação para que junto as providencias tomadas.

3.RECEPTOR.

E o equipamento que recebe a corrente elétrica captada pela antena, transformado-a em voz e enviado-a ao alto-falante.

4.ALTO-FALANTE.

A audição dos sinais recebido podem ser efetuados por fones ou por alto-falantes. Nos fones essa audição é pessoal, não causando perturbação as pessoas que estiverem no ambiente já nos alto-falante a recepção é coletiva pois todos que se encontrarem ao alcance da potência do alto-falante escutarão as mensagens.

5.ANTENA.

Antena e o ponto vital nos assuntos de transmissão e recepção das ondas de rádio. É por ela que se vai transmitir ao meio ambiente as pulsações, geradas no transmissor. É também ela que, captando as pulsações, irá leva-las ao alto-falante do receptor.

São vários os tipos de antenas para uso na faixa do cidadão desde o tipo vertical até as mais sofisticadas, com diretores e refletores.

Para os iniciantes, recomendamos a utilização de uma antena omnidirecional, ou, como também é conhecida, antena vertical. Nesse tipo de antena o sinal é irradiado em todas as direções com a mesma intensidade, permitindo também uma recepção com a mesma situação.

As antenas verticais são mais úteis para as comunicações locais, e também para operações móveis.

LINGUAGEM.

Pela norma 01A/80, em seu item 20, alínea d, "proferir palavras ou expressões chulas ou em desacordo com a moral e os bons costumes" é infração passível de cassação da licença da estação.

Assim, fale sempre ao microfone exatamente como se gostaria que falassem a você: de uma maneira educada, gentil e com um português claro e bem empregado.

Porém, ao usar o microfone, o operador deve ter sempre em mente que algumas palavras, mesmo ditas de maneira correta, podem sofrer alterações nos sons que compõem e parecer outras. Assim, um três pode parecer seis, ou um B pode soar como um D.

Daí, com a finalidade de promover uma melhor compreensão de determinadas palavras, foram criados alguns códigos de utilização internacional.

ALFABETO FONÉTICO, OU CÓDIGO DA UIT.

O Alfabeto Fonético, ou Código da UIT (União Internacional de Telecomunicações), foi criado para dar melhor compreensão das palavras, através da soletração. ( Vide meu Código Q )
Tabelas de frequencias da faixa do cidadão :

26.965 kHz  18  27.175 kHz  39  27.395 kHz
26.975 kHz  19  27.185 kHz  40  27.405 kHz 
3    26.9855 kHz  5TC 27.195 kHz  41  27.415 kHz 
1TC  26.995 kHz  20  27.205 kHz  42  27.425 kHz 
27.005 kHz  21  27.215 kHz  43  27.435 kHz 
27.015 kHz  22  27.225 kHz  44  27.445 kHz 
27.025 kHz  23  27.235 kHz  45  27.455 kHz
27.035 khz  24  27.245 kHz  46  27.465 kHz 
2TC  27.045 kHz  25  27.255 kHz  47  27.475 kHz 
27.055 kHz  26  27.265 kHz  48  27.485 kHz 
27.065 kHz  27  27.275 kHz  49  27.495 kHz 
10  27.075 kHz  28  27.285 kHz  50  27.505 kHz 
11  27.085 kHz  29  27.295 kHz  51  27.515 kHz 
3T  27.095 kHz  30  27.305 kHz  52  27.525 kHz 
12  27.105 kHz  31  27.315 kHz  53  27.535 kHz
13  27.115 kHz  32  27.325 kHz  54  27.545 kHz 
14  27.125 kHz  33  27.335 kHz  55  27.555 kHz 
15  27.135 kHz  34  27.345 kHz  56  27.565 kHz 
4TC  27.145 kHz  35  27.355 kHz  57  27.575 kHz
16  27.155 kHz  36  27.365 kHz  58  27.585 kHz 
17  27.165 kHz  37  27.375 kHz  59  27.595 kHz 
18  27.175 kHz  38  27.385 kHz  60  27.605 kHz
*Obs: Os canais 1TC, 2TC, 3TC, 4TC e 5TC são canais usados para telecomando.
Gírias usadas na faixa do cidadão :

EXPRESSÕES:
SIGNIFICADO:
Atrás do toco 
só na escuta 
Asa dura 
avião 
Anzol 
polícia rodoviária 
Ana Maria 
AM 
Acoplamento 
reunião 
Bigodeira 
interferência provocada por sinal lateral
Baixa freqüência 
telefone 
Barra náutica 
barco
Banheira 
mar
Basquete 
trabalho
Bicorar 
pedir para falar
Break 
pedir oportunidade para falar
Botina 
amplificador de potência 
Balançar os queixos 
modular 
Balançar as canjicas 
mesmo que balançar os queixos 
Botina branca 
médico 
Botina preta 
militar
Bailarina 
caneta 
Bobo 
relógio 
Balaio 
muito (significa bagunça)
Barco familiar 
família do operador 
Bigode a metro 
pessoalmente 
Capacete 
sogro 
Chá de urubu 
café
Casa de beijo 
bordel ou motel
Curto circuito 
briga 
Cambio espada 
cambio muito largo
Cargueiro pesado 
caminhão 
Carvão 
esposo 
Chuva artificial 
banho 
Chucrutar 
aumentar a quantidade de canais de um radio
Chute nas canelas 
saudação cordial 
Comer barbante 
esperar muito 
Corujar 
ficar escutando uma conversa sem modular 
Cristal 
esposa
Cristalina 
filha 
Cristalóide 
filho 
Esparadrapo 
irmão
Freqüência modulada 
FM 
Feiticeiro 
técnico eletrônica 
Grega 
viagem 
Fundo de poço 
estação fraca 
Lambari 
estação pequena
Linha de 500 
ligação telefonica 
Loura suada 
cerveja
Macaco preto 
telefone
40 janelinhas 
ônibus
Macanudo 
amigo, bacana 
Maria mole 
antena móvel mais tradicional da faixa
Modular 
ação, falar
Munheca ou munheca de pau 
principiante 
Papai noel 
Dentel 
Pé de borracha 
carro 
PX maior 
DEUS
J.C. 
Jesus
Para - raio 
sogra 
Primeiríssima 
MÃE
Primeiríssimo 
PAI
Pé de ferro 
trem
Pé de sola 
a pé 
Perneta 
amigo, colega 
Recarregar as baterias 
almoçar, jantar, comer...
Roger * 
entendido (usado nos 11 metros como cambio) 
Trapissumba 
aparelhagem,equipamentos
Turmalina 
namorada 
Tapete branco 
papel
Tapete preto 
asfalto 
Tubarão 
estação potente
Terezinha de vasconcelos 
televisão
TKS 
obrigado
Vertical 
conversa pessoal
2 metros horizontais 
cama

Essenciais na faixa do cidadão :

Tabela do Cobra 148 GTL : 
cobragtl172-15.rar (8,7 kB)
Tabela de rádio 204 : TabelaRadio-204.rar (9,6 kB)
Ligação de conectores : conectores.rar (19,5 kB)
Esquema de antena direcional de dois elementos : direc2px.rar (1,4 kB)
Esquema de antena direcional de tres elementos : direc3pxa.rar (2 kB) , direc3pxb.rar (2,3 kB)
Esquema do Rádio ALAN 87 : alan78.rar (187,3 kB)
Esquema do Rádio ALAN 100 : alan100p.rar (164 kB)
Esquema do Rádio Superstar 3900 : superstar3900.rar (279,6 kB)

Um comentário:

  1. atento frequencia px2y5350 Q.A.P Q.R.V no Q.T.H em campos do jordao Q.R.A LAERCIO ROCK ESTAÇÃO 89 gostei do ling e muito bom amigos vou mandar meu email laerciobeneditosilva@yahoo.com.br
    espero contato obrigado bacanudo

    ResponderExcluir